O óleo de coco tornou-se num produto altamente versátil e comercializado, como óleo de culinária, óleo hidratante para os produtos de tratamento de pele e cabelo ou matéria-prima para a elaboração de sabonetes tradicionais e outros fins.
O óleo de coco é extremamente hidratante e à semelhança de outros óleos de origem tropical contém composto que protegem a pele dos raios UV, enquanto permite que vitamina D seja processada nas camadas da pele.
É um excelente óleo para prevenir as estrias, permitindo que a pele cresça e expanda sem partir.

O óleo de coco endurece a temperaturas abaixo dos 25ºC e apresenta-se no estado líquido em temperaturas mais quente. Tendo em conta estas possíveis alterações do seu estado físico deverá ser equacionado em que condições será usado nos produtos cosméticos prevenindo algumas surpresas! Transportar um óleo com estas características, na mala da roupa, pode ser um desafio!! Eheheh.
É muito rico em vitamina E e proteínas, prevenindo o envelhecimento prematuro e enrugamento da pele, uma vez que tem boas propriedades antioxidantes. As proteínas mantêm a pele saudável e rejuvenescida, tanto interna como externamente.
Frequentemente ouvimos falar em coco fracionado. O que é? É o óleo de coco comum que hidrolisado sobre pressão é retirada a fração de ácidos gordos que são responsáveis pelo seu endurecimento. Desta forma o óleo de coco fracionado permanece sempre líquido e com um maior período de validade.