Uma visão holística do cuidado da nossa pele

A pele é o nosso maior órgão. A pele auto cura-se, mantém-se e constrói-se a partir de nutrientes que ela própria cria. Se alguém procura a cura para um problema de pele, terá de olhar de uma forma holística para todo o seu corpo e para o seu estilo de vida.

O nosso “LifeStyle” é o fator chave da saúde da nossa pele, do nosso corpo e da nossa mente. Os produtos de pele que adicionamos às nossas rotinas diárias apenas têm um papel secundário. Eles amplificam os efeitos de uma vida saudável.

Quais os principais inimigos da nossa pele? Vou vos falar deles em vários posts deste blog.

Hoje falamos de Alimentação.

Dietas ricas em alimentos confecionados a altas temperaturas como fritos, grelhados de carnes processadas e alimentos ricos em açúcares processados levam à formação de compostos designados por Produtos Finais de Glicação Avançada (AGEs – Advanced Glycation End Products) .

As proteínas de colagénio e elastina, essenciais para a firmeza e robustez da nossa pele são muito suscetíveis a esta reação química de glicação. Os especialistas acreditam que reduzindo esta reação química é uma forma de reduzir o processo de envelhecimento.

Então, que tipo de alimentação leva à reduzida formação destes produtos finais de Glicação Avançada (AGEs)?

Alimentos naturais, não processados, como fruta, vegetais, legumes, cereais, nozes e sementes e alimentos crus ou moderadamente cozinhados (vapor, fervidos, ligeiramente salteados). Grande parte destes alimentos são ricos em nutrientes que o nosso corpo precisa. Exemplos como a Vitamina A, E e C têm um papel fundamental na formação do colagénio e consequentemente responsável pela estrutura da nossa pele.

Não é uma excelente razão (mais uma) para termos atenção à nossa alimentação?

Categorias

"The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams."

Eleonor Rosevelt