Se eu comprar um produto de cosmética natural, tenho a certeza que é seguro? Está a produção e a venda de produtos de cosmética natural a ser regulada de alguma forma?
Sim! A regulação de produtos de cosmética natural é exatamente a mesma que qualquer outro produto de cosmética (EU Cosmetics Regulation 1223/2009). E posso vos dizer que na União Europeia a legislação referente a este tema é uma das mais apertadas do mundo!
Ao contrário de alguns países fora da UE, como é o caso dos Estados Unidos, é necessário um pedido de licenciamento industrial para a produção de cosmética natural em estabelecimento que não a habitação própria. Ou seja, não é possível produzir no “aconchego do lar”. Apesar do enorme investimento que isto pode implicar, tem por objetivo garantir a segurança dos produtos cosméticos colocados no mercado que deverão ser produzidos segundo boas práticas de fabrico.
A norma ISO 2716:2007 (Good Manufacturing Practices (GMP) — Guidelines on Good Manufacturing Practices), foi indicada como documento de referência para a implementação das Boas Práticas de Fabrico (BPF) de Produtos de Cosmética em Portugal.

O cumprimento destas boas práticas tem como consequência um elevado grau de confiança de que todos os lotes de produtos possuem sempre um elevado nível de qualidade e segurança. Faz parte deste controlo de qualidade variadíssimos procedimentos, como testes de estabilidade, teste microbiológicos e relatórios de segurança, muitos deles a serem levados a cabo externamente por entidades independentes.
Também a notificação das autoridades, como o INFARMED e a própria Comunidade Europeia são exigidas por lei.
Poderia continuar a dar-vos mais pormenores sobre todo este processo, bastante exigente e burocrático, mas necessário! O que vos quero transmitir com tudo isto é que existe segurança e fiscalização sobre os produtos de cosmética natural lançados no mercado.
Não estamos a falar de receitas caseiras (que as há muito boas e espero partilhar algumas com vocês), estamos a falar de produtos de cosmética natural!